O que é Reabilitação Neuro Oclusal

Para leigos

A Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) é uma medicina preventiva dos problemas odontológicos cujo objetivo é conduzir a boca, desde a erupção dos primeiros dentes, a uma situação de equilíbrio, mediante a estimulação das próprias forças naturais.

A RNO surgiu da experiência profissional de mais de 60 anos do médico e odontólogo Dr. Pedro Planas. Autodidata e com um censo de observação impressionante, buscou o conhecimento da autêntica fisiologia do aparelho matigatório. Esta fisiologia está descrita em seu livro intitulado “Reabilitação Neuro-Oclusal” e em uma série de leis de desenvolvimento do Sistema Estomatognático que levam o seu nome.

A RNO pode ser aplicada em qualquer pessoa, do bebê ao idoso, de bocas em formação até o desdentado total, pois trabalha com a função mastigatória, seja ela feita pelos dentes ou próteses, buscando o equilíbrio funcional e o correto desenvolvimento dos maxilares durante toda a vida.

Para Profissionais

A Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) surgiu da experiência profissional de mais de 60 anos do médico e odontólogo Dr. Pedro Planas. Autodidata e com um censo de observação impressionante, buscou o conhecimento da autêntica fisiologia do aparelho matigatório. Esta fisiologia está descrita em seu livro intitulado “Reabilitação Neuro-Oclusal” e em uma série de leis de desenvolvimento do Sistema Estomatognático que levam o seu nome.

DEFINIÇÃO

“É a parte da medicina estomatológica que estuda a etiologia e gênese dos transtornos funcionais e morfológicos do sistema estomatognático. Tem por objetivo investigar as causas que os produzem, eliminá-las tanto quanto possível e, se necessário, desde o nascimento. As terapêuticas não devem prejudicar em absoluto os tecidos remanescentes do sistema.”

Pela definição acima, a cada idade, desde o recém-nascido, da criança na dentadura decídua ou mista, do adolescente, do adulto até o adulto idoso, a RNO tem a sua aplicação com um diagnóstico diferenciado e terapêuticas adequadas a cada idade e patologias.

“A causa fundamental das lesões (periodontais) é o trauma oclusal, que se pode produzir por hiper como por hipofunção. O trauma existe por não estarem os dentes em sua posição devida para poder realizar sua função de moagem no ato mastigatório, ou seja, a boca não está equilibrada. Estas lesões conduzem ao desdentado total e são as que pretendemos prevenir ou tratar.” (Pedro Planas)

Portanto, RNO é uma medicina preventiva das patologias odontológicas cujo objetivo é conduzir todo o sistema estomatognático, desde a erupção dos primeiros dentes ao desdentado total, a uma situação de equilíbrio, mediante a estimulação pelas próprias forças naturais.